Thursday, September 25, 2008


60 anos da Difusora estão expostos no Iguatemi

Começou hoje (25), no Shopping Iguatemi, e segue até o próximo dia 30 deste mês, a exposição comemorativa que tem como tema "Rádio Difusora: 60 anos de pioneirismo e inovação". Este evento celebra parte das comemorações do mês de aniversário da Rádio Difusora de Alagoas – emissora estatal que integra o Instituto Zumbi dos Palmares.

Os interessados podem conferir, das 10h às 22h, imagens e equipamentos que fazem parte do acervo da rádio, além de documentário sobre a emissora, de autoria do cineasta Pedro Rocha.

A curadoria é de Fernando Lobo, diretor do Museu Palácio Floriano Peixoto, e do artista plástico Persivaldo Figueirôa. Entre as várias atrações da exposição, figuram marcos da Difusora registrados em fotografias e equipamentos que serviram a emissora ao longo desse período. Para ouvir a rádio acesse agora o endereço http://www.izp.com.br/rdedifusora.php

Serviço:
Exposição "Rádio Difusora: 60 anos de pioneirismo e inovação
De 25 a 30 de setembro de 2008, das 10 às 22h
Shopping Iguatemi
Informações: 9981-5635 / 9444-0369

Friday, September 19, 2008


Divulgação

Meu Voto tem Cor é tema de debate, nesta 2ª feira, no Cine Sesi Pajuçara

Na próxima segunda–feira (22), das 9h às 12h, o Cine Sesi Pajuçara vai sediar o 1º Debate Democrático pela Diversidade. Esta ação intitulada "Meu Voto tem Cor - A Cor do Compromisso Cidadão" é uma realização do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico–Racial e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.

A intenção do debate é possibilitar espaços políticos afirmativos para discussão da temática racial, o envolvimento dos vários segmentos da sociedade na construção participativa e consciente de políticas públicas para a área da saúde, educação, emprego e renda da população negra maceioense.

Os candidatos a prefeito de Maceió apresentarão suas propostas à população. Esta ação é aberta a estudantes, educadores, sindicalistas, representantes do movimento negro e organizações da sociedade civil que lidam com a temática.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (82) 3315-1268 / 8815-5794 / 9924-6549.

Augusto Boal - Criador do teatro do oprimido


Fotos: Google

Domingo com diálogos teatrais

O Teatro Linda Mascarenhas (anexo do Instituto Zumbi dos Palmares) será palco, neste domingo (21), a partir das 9h da manhã, de um encontro promovido pelas entidades multiplicadoras do Teatro do Oprimido em Alagoas. O anfiteatro fica na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol.

Na oportunidade, serão debatidos os avanços das ações no Estado e o público poderá interagir durante a apresentação das peças "Guerreiros da Vida" do Ponto de Cultura São Bartolomeu; "Toda forma de amor vale amar" do Sindprev; "Toda criança tem direito de ser feliz", do Projeto Mundaú - Grupo Revolucionarte; "Preconceito um, justiça zero" do Grupo Aldeia Jovem (AISCJ); e Grupo Teatral Sol Nascente com a cena "O Linchamento".

Oprimido – O Teatro do Oprimido existe há cerca de 40 anos. Ele foi criado pelo teatrólogo e escritor Augusto Boal. Esta modalidade teatral usa uma metodologia internacionalmente conhecida que alia teatro a ação social. Hoje, é praticado em aproximadamente 70 países e em 19 estados brasileiros. Aqui, em Alagoas, encontra-se no seu primeiro ano e conta com 40 multiplicadores.

A técnica usa exercícios, jogos e métodos teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes. De todas as técnicas, a mais praticada em todo o mundo é o teatro-fórum. O espetáculo baseado em fatos reais, no qual personagens oprimidos e opressores entram em conflito na defesa de seus desejos e interesses.

Outras informações podem ser obtidas no endereço
www.cojira-al.blogspot.com


Tuesday, September 09, 2008


Divulgação

Primeira rádio de Alagoas completa 60 anos

Na próxima segunda-feira (15), às 8h30, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, em Maceió, autoridades, convidados e profissionais da comunicação participam de um café da manhã para celebrar os 60 da Rádio Difusora de Alagoas AM 960 – emissora que integra o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

Na oportunidade, haverá a exibição de um documentário sobre a "História do rádio alagoano", do cineasta Pedro Rocha, e uma apresentação musical com a cantora alagoana Wilma Araújo destacando canções que marcaram época na emissora.

A direção da primeira rádio de Alagoas também irá realizar, no Shopping Iguatemi, no período de 23 a 28 deste mês, uma exposição sobre a história da Difusora – estação precursora do rádio alagoano. A programação da rádio pode ser conferida on-line pelo endereço
http://www.izp.com.br

Wednesday, September 03, 2008

Movimento Voto Consciente
Vote Consciente!

Estamos a pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições municipais, que serão realizadas no próximo dia 5 de outubro.

O seu voto consciente pode ajudar a mudar o destino do povo. Seja ele de Maceió ou de qualquer outra cidade brasileira. A sua atitude pode fazer a diferença nestas eleições. Decida com prudência. Nas suas mãos e na sua consciência está o seu futuro, da sua família e da sua cidade.

Vote Consciente! Escolha o melhor!

Tuesday, September 02, 2008


A arte contemporânea produzida em Alagoas

Começa nesta quarta-feira (3), às 19h30, a exposição Coletivo de Artistas, que acontece durante o V Seminário sobre o Ensino da Arte - Políticas Públicas - Conquistas e Desafios, no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em frente à praça Visconde de Sinimbú, no Centro de Maceió.

O coletivo representa o marco inicial para a realização de eventos como este, que proporcionam ao público a oportunidade de contemplar variadas manifestações artísticas, dentro de um mesmo espaço. Além disso, presenteia os novos artistas alagoanos com a chance de inserção na dinâmica cultural alagoana e um conseqüente incentivo a sua produção individual.

Serviço:
Onde: Hall do Espaço Cultural da Ufal, Praça Visconde de Sinimbú, Centro de Maceió.
Quando: quarta-feira, dia 03, a partir das 19h30.
Mais informações pelo telefone: 8871-6496.

Monday, September 01, 2008


Divulgação

Novo olhar sobre peça teatral travestida de romance

Apreciadores de Machado de Assis, nesta quarta–feira, dia 3, às 19h, no Shopping Iguatemi, o professor Almir Guilhermino, docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), irá lançar o livro Dom Casmurro: a encenação de um julgamento.

Esta obra é fruto de uma tese de doutorado baseada na adaptação cinematográfica de Moacyr Góes e Paulo César Saraceni. Na verdade, trata–se de um diálogo do cinema com a literatura para fornecer um novo olhar sobre o enigma de Bentinho e Capitu, personagens de Dom Casmurro, emblemática obra de Machado.