Friday, September 19, 2008


Augusto Boal - Criador do teatro do oprimido


Fotos: Google

Domingo com diálogos teatrais

O Teatro Linda Mascarenhas (anexo do Instituto Zumbi dos Palmares) será palco, neste domingo (21), a partir das 9h da manhã, de um encontro promovido pelas entidades multiplicadoras do Teatro do Oprimido em Alagoas. O anfiteatro fica na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol.

Na oportunidade, serão debatidos os avanços das ações no Estado e o público poderá interagir durante a apresentação das peças "Guerreiros da Vida" do Ponto de Cultura São Bartolomeu; "Toda forma de amor vale amar" do Sindprev; "Toda criança tem direito de ser feliz", do Projeto Mundaú - Grupo Revolucionarte; "Preconceito um, justiça zero" do Grupo Aldeia Jovem (AISCJ); e Grupo Teatral Sol Nascente com a cena "O Linchamento".

Oprimido – O Teatro do Oprimido existe há cerca de 40 anos. Ele foi criado pelo teatrólogo e escritor Augusto Boal. Esta modalidade teatral usa uma metodologia internacionalmente conhecida que alia teatro a ação social. Hoje, é praticado em aproximadamente 70 países e em 19 estados brasileiros. Aqui, em Alagoas, encontra-se no seu primeiro ano e conta com 40 multiplicadores.

A técnica usa exercícios, jogos e métodos teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes. De todas as técnicas, a mais praticada em todo o mundo é o teatro-fórum. O espetáculo baseado em fatos reais, no qual personagens oprimidos e opressores entram em conflito na defesa de seus desejos e interesses.

Outras informações podem ser obtidas no endereço
www.cojira-al.blogspot.com


1 comment:

Anonymous said...

É de extrema importância a divulgação de eventos acerca da atividade teatral em nosso Estado. E quando se trata de um teatro de relevância educacional e social como o do "Oprimido", de Boal, percebemos uma maior necessidade de valorização dessa arte. Grata pela informação!