Wednesday, October 08, 2008


vereadora Heloisa Helena


senador Fernando Collor


senador Renan Calheiros

jornalista Mônica Veloso (para os alagoanos não esquecerem dela)


deputado federal Benedito de Lira



deputado estadual Judson Cabral
(Fotos do Google)

Cenário político ganha nova feição

Aqueles que estavam agourando a presidente nacional do PSOL – professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e ex-senadora por Alagoas – Heloísa Helena (HH), acabaram queimando a língua. Ela superou expectativas e obteve 29.516 votos, ou seja, algo em torno de 7,40% dos votos válidos. Com isto, abocanhou uma vaga para vereadora na Câmara Municipal de Maceió. Heloísa chega com disposição ao novo cargo e deve adotar uma postura de independência para poder criticar e cobrar do prefeito as soluções para os problemas do povo. Além dela, outro integrante do Partido Socialismo e Liberdade foi beneficiado e se tornou vereador da capital alagoana. Trata–se de Ricardo Barbosa que com apenas 453 votos se elegeu. Isso graça a votação expressiva de HH.

Enquanto alguns saíram vencedores. Outros nem tanto. Como é o caso do ex–presidente da República Fernando Affonso Collor de Mello – aquele que confiscou a Conta Poupança dos brasileiros. O senador Collorido apoiou o seu filho, Fernando James - candidato a prefeito em Rio Largo - e o pupilo collorido não ganhou a eleição.

As frustrações de Collor não param por aí. Ele também deu apoio ao seu suplente de senador e candidato a prefeito, em Marechal Deodoro, Euclydes Mello, e o postulante ao cargo executivo ficou em terceira colocação. O senador também foi solidário a Petrúcio Barbosa, ex–prefeito de Igaci, que era candidato a prefeito em Palmeira dos Índios pelo PTB. Este também acabou derrotado. Em outra investida, Collor procurou apoiar Cícero Cavalcanti, em São Luiz de Quitunde, e não obteve êxito. Cavalcanti, conhecido como prefeito profissional, acabou em segundo lugar.

Um que deve estar rindo à toa e o senador Renan Calheiros. Depois do escândalo com a jornalista Mônica Veloso, o cacique do PMDB em Alagoas, parece ressurgir das cinzas – como a Fênix. O seu partido saiu desta eleição com saldo bastante positivo. Outro que também está de bem com a vida é o deputado federal Benedito de Lira (PP). O partido do parlamentar elegeu um número considerável de prefeitos e vereadores.

Já o deputado estadual Judson Cabral (PT) – que foi candidato a prefeito através da coligação PT/PDT – perdeu a eleição mais deve se considerar um vencedor. Judson começou a campanha com cerca de 3% das intenções de voto e acabou o pleito com quase 11%. Este percentual foi obtido praticamente sozinho.

Passada a eleição, só nos resta esperar e ver qual o percentual de promessas – proferidas durante o pleito eleitoral – que será cumprido.

1 comment:

Anonymous said...

Esta forma de utilizar o blog para divulgar e escrever sobre vários assuntos é muito interessante, alguns que vejo servem como diários, que foram passados de agendas reais, para virtuais, onde os autores relatam seus sentimentos, pensamentos, vontades, acontecimentos do cotidiano. Isso é bem a minha cara, até tive vontade de fazer um, mas logo veio à desistência, preferi evitar mais um vício tecnológico em minha vida, está de bom tamanho, mesmo porque em meio a esta gama de mensagens nos blogs, há uns como o seu que podem ser entendidos como importantes espaços de veiculação de informações jornalísticas, aí sem dúvida é mais interessante não é? Apesar de achar minha vida bem criativa, deixa para lá!
Nos veículos tradicionais de comunicação, a interatividade proporcionada é limitada, na net ampliam-se às possibilidades, justamente por conta destas ferramentas de extrema importância que servem para obtermos informações sobre várias notícias em questão.
Parabéns pelo material!