Friday, January 09, 2009




Fotos: Ricardo Moresi

O Rei João Capão

O que é preciso para se construir um sonho? Os web leitores podem achar que são necessárias muitas coisas para se concretizar um sonho. Mas, a principal delas é a força de vontade. Um exemplo de vontade e, sobretudo, de dedicação pode ser encontrado na cidade de Garanhuns, cidade das flores e do frio, que pertence ao estado de Pernambuco. Trata-se de João Ferreira da Silva, o popular João Capão. Desde menino ele queria construir um reinado. E o sonho está concretizado. O castelo está pronto e a edificação já consumiu mais de 600 mil tijolos.

João é eletricista e encanador. Já foi presidente da Liga Esportiva de Garanhuns e por 35 anos presidiu o clube de futebol O Cruzeiro, de Garanhuns. Ele também chegou a atuar como palhaço. Capão foi notícia até na BBC de Londres. Pasmem senhoras e senhores! É que durante uma partida de futebol entre times da cidade (Cruzeiro e o 7 de setembro) ele revoltado por uma marcação de pênalti contra o time que ele defendia, resolveu furar a única bola disponível para a realização da partida e o jogo foi encerrado. João acabou sendo intimado e precisou dar uma bola nova.

João Capão é um idealizador de sonhos. Prova disso é o seu castelo. Estrutura imponente e rústica. Esta maravilha está incrustada na bucólica Garanhuns. Terra de clima agradável e super aconchegante. Quem tiver oportunidade de conhecer a cidade precisa conhecer este monumento. Vale a pena! Ah! Aproveita e bate um papo com João Capão, ou melhor, com o Rei João Capão – o dono do castelo. A residência senhorial fortificada – leia-se castelo – fica à margem da BR-423, com entrada ao lado do Posto Nogueirão.

No comments: