Sunday, October 07, 2007


(foto: google)

Jornalistas instalam comissão pela Igualdade Racial

Contribuir para o debate e a reflexão sobre a realidade dos cidadãos afro-brasileiros e os mecanismos utilizados pelos meios de comunicação para abordar temáticas relacionadas à comunidade negra. Estes são alguns objetivos do seminário de lançamento da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira), que acontece no próximo dia 27 deste mês no auditório do Sebrae, em Maceio, a partir das 8h30. Esta ação é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal).

O tema sobre relações raciais nos meios de comunicação começou a ser discutido no 31º Congresso Nacional dos Jornalistas, em 2004, em João Pessoa (PB), promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em tese apresentada pelas Cojiras dos sindicatos dos jornalistas do Rio de Janeiro e de São Paulo e pelo Núcleo de Comunicadores Afro Descendentes do Rio Grande do Sul. No Congresso foi aprovada recomendação para criação das comissões em todos os sindicatos. Recentemente, foi criada a Cojira do Distrito Federal. Alagoas será o quinto Estado da federação e o primeiro do Nordeste a implantar a Cojira.

Entre as finalidades da comissão está apoiar ações voltadas para o reconhecimento da questão racial como tema transversal e fundamental no cotidiano do mundo das comunicações; amparar e cobrar o cumprimento das políticas de combate ao racismo e de promoção da igualdade; capacitar e atualizar os profissionais jornalistas, professores e estudantes na temática étnico-racial, além de atuar em parceria com órgãos públicos, empresas privadas e entidades do movimento negro para ações de valorização da cultura afro-brasileira.

O seminário terá como palestrantes o jornalista Oscar Cardoso, assessor de comunicação da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura; Miro Nunes, integrante da Cojira - Rio de Janeiro e Jeanice Ramos, do Núcleo de Jornalistas Negros do Rio Grande do Sul. No encerramento será servido almoço à base da culinária afro-brasileira e apresentação artístico-cultural. No domingo, 28, às 9hs, visita dos jornalistas ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga.

Fazem parte do grupo de mobilização para criação da Cojira os jornalistas Valdice Gomes, Gerônimo Vicente, Mônica Lúcia, Riane Rodrigues e Helciane Pereira. A comissão é aberta a todos os jornalistas que queiram se integrar à luta contra a discriminação racial, inclusive estudantes de jornalismo.

As inscrições para o seminário são gratuitas e poderão ser feitas pessoalmente no Sindjornal ou pelo telefone 3326 - 9168 a partir do dia 10. As vagas são limitadas. Mais informações com Valdice (9999-1301).

No comments: