Thursday, October 18, 2007


professora Arísia Barros
Foto: Valdir Rocha

Educadoras lançam obras sobre a temática negra durante III Bienal do Livro

“A Pequena África chamada Alagoas” e “Quilombos Contemporâneos Alagoanos: uma releitura da História”. Estes são os dois títulos que se referem à temática negra e serão lançados no próximo dia 24 deste mês, pelas professoras Arísia Barros e Maria do Socorro Quirino Botelho, no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá, durante a III Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

De acordo com a gerente de Educação Étnico Racial da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEEE) e autora do livro “A Pequena África chamada Alagoas”, Arísia Barros, os textos que compõem esta obra têm como subsídio todas as experiências vividas por ela e traduzem sua atuação frente a questão étnico-racial desenvolvida na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. “Tenho certeza de que estes textos servirão como base de reflexão, discussão e estudo no ambiente escolar”.

Já a professora de História e técnica pedagógica do Ensino Fundamental da SEEE e uma das autoras do livro “Quilombos Contemporâneos Alagoanos: uma releitura da História”, Maria do Socorro Quirino Botelho, afirma que essa construção procurou fazer uma retrospectiva desde a vinda do povo negro para o Brasil, passando pelo Quilombo dos Palmares até chegar as atuais comunidades quilombolas.

“O conhecimento da situação das 43 comunidades quilombolas do Estado nos motivou a escrever este livro. A nossa intenção é desmistificar todas as questões de preconceito relativas ao povo negro; mostrar como estas comunidades estão organizadas e quais são suas necessidades. Os livros utilizados hoje perpetuam a ideologia eurocêntrica. Esse livro é o contra-discurso dessa ideologia”, assegura Maria.

Ela disse ainda que essa produção de conhecimento foi elaborada por ela, pela pedagoga e técnica do Ensino Fundamental da SEEE, Ana Márcia Ferreira de Farias; e pela socióloga e gerente afro-quilombola da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Elis Lopes. As duas obras saem pela Editora Bagaço.

No comments: