Friday, February 29, 2008







(Fotos: Valdir Rocha)

Aluno de escola pública produz robô ecológico

Um potinho de creme de cabelo, tampa de garrafa pet, prendedor de cabelo, uma caneta, palito de pirulito, carcaça de DVD, uma porção de cola quente, engrenagem de vídeo cassete e quadro rodas diferentes, inclusive uma delas, com tração. Com toda está parafernália o aluno Josivaldo Abílio Ferreira, 17 anos, estudante da 7ª série da escola estadual Guedes Nogueira, em Chã de Bebedouro, criou Feicon – um robô construído totalmente com materiais recicláveis.

Segundo Josivaldo, a engenhoca começou a ser construída de brincadeira. “Resolvi tornar útil coisas que eram inúteis. Aquilo que seria jogado no meio ambiente eu aproveitei para fazer o robô. Resolvi chamá-lo de Feicon em homenagem a Feira de Conhecimentos. Ele foi construído durante quatro anos. É de material 100% reciclado”, assegura ele.

Unidade escolar - A escola estadual Guedes Nogueira, em Chã de Bebedouro, tem cerca de 30 anos de fundação. Ao todo, são cerca de 1 mil 327 alunos divididos nos três turnos.

Josivaldo foi escolhido o aluno destaque da escola pela participação na Feira de Conhecimentos, realizada no início deste mês. Ele recebeu uma medalha e um kit pedagógico, como forma de incentivo pela criação do invento. A Feira abordou a temática relacionada à Tecnologia, a Cultura e o Meio Ambiente, e contou com a participação de alunos da 5ª série do ensino fundamental até o 1° ano do ensino médio.

No comments: