Monday, July 07, 2008



Em defesa do Jornalismo brasileiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a apreciar a obrigação de formação superior para o exercício da profissão de jornalista. Esta informação é do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

As entidades já desencadearam uma campanha em defesa do Jornalismo qualificado, responsável, democrático e voltado ao interesse público. A intenção é convencer os 11 Ministros do Supremo de que a obrigatoriedade do diploma interessa não apenas à categoria; mas, principalmente, a toda a sociedade. Isto para que a regulamentação da profissão continue sendo um dos instrumentos de defesa deste Jornalismo cumpridor de sua função social.

A campanha envolve a Diretoria da Fenaj e 31 sindicatos de Jornalistas do País. Como sugestão eles estão enviando um texto base que deve ser enviado aos ministros do STF. Confira abaixo o texto e os e–mails dos ministros e dos seus respectivos chefes de gabinetes. É importante participar. Trata–se da manutenção da profissão que foi regulamentada há 70 anos.

Texto-sugestão

À Sua Excelência Sr.(a)
Ministro(a) do STF

A exigência do diploma de Curso Superior em Jornalismo para o exercício independente e ético da profissão de jornalista é uma conquista histórica não só desta corporação, mas de toda a população brasileira. A luta pela criação de Escolas de Jornalismo começou no início do século passado. O primeiro Curso foi implantado 40 anos atrás e a profissão, regulamentada há 70 anos, desde 1969 exige a formação superior na sua legislação. Este requisito representou um avanço para a imprensa do país ao democratizar o acesso à profissão, antes condicionado por relações pessoais e interesses outros que não o de atender o direito da sociedade de ser bem informada.

Setores sem compromisso com a construção de um jornalismo responsável e realmente cumpridor de sua função social vêm questionando este fundamental instrumento para a seriedade, democracia e liberdade na imprensa. Confio que o(a) Excelentíssimo Ministro(a) votará com este entendimento no (RE) 511961, em favor de uma categoria profissional com papel tão relevante e em defesa da sociedade brasileira.

O diploma em Jornalismo, bem ao contrário de ameaçar a liberdade de expressão, é uma das garantias que conferem à mídia brasileira qualidade e compromisso com a informação livre e plural.

E-mails

Ministro Gilmar Mendes – Presidente
mgilmar@stf.gov.br
Chefe de Gabinete: Isabel Cristina Ferreira de Carvalho
isabelc@stf.gob.br

Ministro Cezar Peluso - Vice-Presidente
macpeluso@stf.gov.br
Chefe de Gabinete: Carla Kindler Rosanova Sotto
mluciam@stf.gov.br

Ministro Celso de Mello
mcelso@stf.gov.br
Chefe de Gabinete: Miguel Ricardo de Oliveira Piazzi
piazzi@stf.gov.br

Ministro Marco Aurélio
mmarco@stf.gov.br
Chefe de Gabinete: Marcos Paulo Loures Meneses
marcosp@stf.gov.br

Ministra Ellen Gracie
ellengracie@stf.gov.br
Chefe de Gabinete: Ângelo Tabet
angelotabet@stf.gov.br

Ministro Carlos Britto
gabcarlosbritto@stf.gov.br
Chefe de Gabinete: Beatriz Ventura Teixeira Coimbra
beatriz@stf.gov.br

Ministro Joaquim Barbosa
mjbarbosa@stf.gov.br
Chefe de Gabinete: Marco Aurélio Lúcio
marco@stf.gov.br

Ministro Eros Grau
egrau@stf.gov.br
Chefe de Gabinete: Alexandra Mery Hansen Matsuo
alexandram@stf.gov.br

Ministro Ricardo Lewandowski
gabinete-lewandowski@stf.gov.br
Chefe de Gabinete: Patrícia Maria Landi da Silva Bastos
patriciaml@stf.gov.br

Ministra Cármen Lúcia
clarocha@stf.gov.br
Chefe de Gabinete: Eduardo Silva Toledo
eduardost@stf.gov.br

Ministro Menezes Direito
Chefe de Gabinete: Ana Maria Alvarenga Mamede Neves
gabmdireito@stf.gov.br

No comments: