Friday, November 28, 2008


Foto: Arísia Barros

Missa com nova feição

O ritmo do berimbau - instrumento que comanda a roda da capoeira; a força do som dos atabaques; as batidas do pandeiro, o dedilhar das cordas do violão e as notas e acordes da sanfona embalaram o cântico de entrada que recepcionou o povo que assistiu a Missa pela Paz, celebrada nesta quinta-feira (27), na Catedral Metropolitana, pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz; e presbíteros concelebrantes.

Esta missa dedicou os pedidos de oração da assembléia à acessibilidade da população afro-descendente em todos os espaços sociais. Durante a celebração, membros do MST trouxeram cruzes com os nomes de militantes do movimento que foram assinados em Alagoas. Elas (as cruzes) evidenciavam que até agora os culpados não foram punidos.

De acordo com a gerente de Educação Étnico-Racial do Estado, professora Arísia Barros, a Missa pela Paz busca congregar todas as paróquias na busca de traçar estratégias que conduzam a uma nova percepção das diferenças dentro da igualdade humana. “A temática proposta pelo arcebispo de Maceió estabelece bases para que o Estado, a Arquidiocese e a sociedade civil organizada estejam reunidos em um espaço de reflexão e ação”, disse.

O arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, disse que a Missa pela Paz serve para estabelecer um diálogo entre a comunidade. O objetivo é encontrar soluções para a violência que nos atinge. “O povo afro-descendente é um importante e significativo segmento da sociedade. Nós, igreja, queremos construir uma sociedade multirracial que contemple a diversidade”, disse o presbítero.

Missa – A Missa Pela Paz é celebrada na última quinta-feira de cada mês e tem como foco a súplica pela paz. Ele acontece devido à crescente onda de violência que assusta toda população alagoana e, principalmente, a de Maceió.

No comments: