Wednesday, August 29, 2007


(foto: google)

Onde está a prática do radiojornalismo em Alagoas?

A técnica de radiojornalismo em Alagoas é um fato raro. Esta constatação pode ser feita quando se reserva alguns minutos para ouvir rádios, principalmente AM, no estado. A velha prática do gilete press, ou seja, o hábito recortar o que outros veículos publicam e veicular como se tivesse sido produzido por aquela emissora, é moeda vigente. O pior é que a grande maioria nem cita a fonte da notícia.

Ficam algumas dúvidas no ar. Será que estas rádios utilizam este tipo de prática por não possuírem profissionais capacitados para produzir seu próprio material? Estas emissoras não praticam o radiojornalismo porque não sabem? Os proprietários dessas rádios e os diretores de jornalismo, caso estes últimos existam nelas, sabem o que é radiojornalismo? Por que será que estes veículos reproduzem de forma tácita a linha editorial dos jornais que lêem no ar?

Amigo leitor da blogosfera responda-me com sinceridade, você tem paciência e saco para ouvir rádio em Alagoas? Comentários e críticas são bem vindos.

No comments: