Monday, July 16, 2007


(Foto: google)

Uma lição de vida e exemplo a ser seguido

Hoje quero aproveitar este espaço virtual para falar de um homem de larga biografia e experiências apreendidas no transcorrer dos seus 80 anos de vida. Vitalidade, simpatia e bom humor acompanham o personagem desta história. É o que se pode chamar de lição de vida. Lição inspiradora do Jornalista, Radialista e Escritor José Cavalcanti Barros.

Para o professor Elinaldo Barros, integrante da coordenadoria de Ação Cultural da Secretaria de Educação do Estado (CorAC/SEE), ele já fez muita coisa nesta vida e sempre procurou dar o melhor de si. "Cavalcanti foi servidor público do antigo departamento do Serviço Público, quando atuou como servente de serviços gerais. Vivia passando a flanela nos móveis, varrendo as salas. Entretanto, era na sala da direção que ele mais gostava de trabalhar. Era lá que havia uma estante cheia de livros e entre uma flanelada e outra aproveitava para dar uma pausa e fazer a leitura".

O chefe de Cavalcanti, José da Mota Maia, percebia o atrativo dele pelas letras e no dia de sua saída da chefia, na presença de todos os funcionários, presenteou Cavalcanti com um pacote de livros e um recado incisivo e objetivo: "José, isso é seu. Estude José". O conselho foi assimilado e, mais tarde, ele diplomou-se no curso de Direito.

José Cavalcanti Barros foi radialista nos primórdios da Rádio Difusora de Alagoas, atuou como locutor, rádio-ator em radio novelas e humorísticos; às vezes, técnico dos estúdios e noticiarista. Trabalhou nos jornais Gazeta de Alagoas, Jornal de Alagoas e Diário de Alagoas. Atuou como revisor e secretário de redação. A polivalência dele o levou aos palcos onde desenvolveu seus talentos nos grupos teatrais alagoanos apresentando peças infanto – juvenis. Com os cinco filhos fez o espetáculo de variedades "A Família Cavalcanti”, no palco do Teatro Deodoro.

O incansável Cavalcanti Barros é membro da Academia Maceioense de Letras; autor dos livros "Tempo de Agora" (poesias) e "30 Anos Depois", esta última obra feita em parceria com Luís Henrique Amorim e Frederico Brotherhood. Ele tem prontos e, deve lançar em breve, os títulos: "O Sabiá Jandaia" e um novo livro de poesias, "Nosso Anjo Transparente".

José Cavalcanti Barros ministra palestra para os alunos da Escola Estadual Theonilo Gama, amanhã (17), às 9h, no bairro do Jacintinho, em Maceió, dentro do Projeto o Escritor vai a Escola coordenado pela CorAC.

Texto com colaboração de Elinaldo Barros.

No comments: