Tuesday, July 10, 2007


(foto: laporcela.com.br)

Hoje é o Dia da Pizza

A tão apreciada redonda ganhou significado depreciativo, principalmente, no meio político. Determinadas situações do mundo político, principalmente em Brasília, quase sempre, acabam nela.

O simples disco de massa assado pode ser coberto por inúmeros ingredientes e, por isso mesmo, agrada os mais variados tipos de paladares. No Brasil, a preferência é tanta que os consumidores da redonda só perdem em quantidade para os dos Estados Unidos, que costumam comer pizza até na hora do almoço.

A história deste disco de massa (pizza) começou na Roma de César, antes da Era Cristã. Ela era uma mistura de uma massa de farinha, água e sal que ia ao forno acrescida de ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.

A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou a Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.

De acordo com o endereço eletrônico http://www.laporcela.com.br/, Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade. O pizzaiolo, para prestar uma homenagem à rainha, resolver fazer a pizza com as cores da bandeira italiana - branco, vermelho e verde.

A rainha gostou tanto da pizza que Don rafaelle a batizou com o seu nome. Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. Os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.

No comments: