Monday, May 21, 2007


(Foto: google)

Estudo aponta aumento de intervenção estatal na veiculação de conteúdos na Internet

Uma pesquisa divulgada na última quinta-feira (17) mostra que vinte e seis entre 41 países de todo o mundo bloqueiam ou filtram os conteúdos de internet, segundo informações de um relatório mundial publicado pela aliança universitária OpenNet Iniciative.

Os estudos apontam, entre os motivos principais para censurar informações, a política (são filtradas ou bloqueadas informações de grupos oposicionistas), normas sociais (os conteúdos considerados ofensivos), e a segurança nacional (portais de grupos radicais ou separatistas).

Segundo o relatório, cada vez mais países aderem às práticas de censura, caracterizadas por uma sofisticação crescente. O Irã, a China e a Arábia Saudita não só filtram material de vários tipos, como também bloqueiam conteúdos.

A OpenNet Iniciative, autora do estudo, é fruto da colaboração das universidades inglesas de Cambridge e Oxford, a americana de Harvard e a canadense de Toronto.

As informações são da Redação do Portal Imprensa e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (http://www.fndc.org.br/).

No comments: