Thursday, May 03, 2007



Foto site da Uncisal - Reitor André Falcão

Uncisal confirma diretores tampão para unidades

A reitoria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) apresentou hoje os nomes dos diretores temporários – na linguagem coloquial diretores tampão – que passam a gerenciar as unidades hospitalares da Universidade. Assume a Maternidade Santa Mônica, José Antônio Morais Martins; o Portugal Ramalho, Ana Marise Lima Miranda; os Hospitais Escola Hélvio Auto e José Carneiro, Marcos Seabra.

O blog antecipou ontem (2) que Marcos Seabra seria o gestor dos Hospitais Escola e hoje a nomeação foi confirmada pela Uncisal. Segundo o site da Uncisal todos os diretores fazem parte do quadro funcional dos hospitais e vão responder pelos mesmos enquanto a comissão eleitoral define as regras para escolha dos novos dirigentes públicos. Esta informação não corresponde com a verdade, uma vez que, o médico Marcos José da Silva Seabra não faz parte do quadro funcional do Hospital Escola Drº Hélvio Auto.

A decisão de confirmar Seabra e os demais, como gestores Pró–Tempore, contraria o regimento geral da Universidade que afirma o seguinte: “O Diretor Geral e o Diretor Técnico dos Hospitais Escola serão escolhidos através de eleições diretas, com a participação paritária dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo que exerçam suas atividades nas unidades hospitalares”, além de contradizer a gestão democrática.

A Uncisal entra contradição quando afirma em seu endereço eletrônico (www.uncisal.edu.br) que após o processo eleitoral, o reitor irá receber uma lista tríplice, com a relação dos nomes mais votados pela comunidade e caberá a ele nomear o diretor de cada unidade hospitalar. Desta forma, o regimento geral deixa de ter valor e o reitor passa a exercer poderes absolutos.

Quando o magnífico reitor afirma que cada um dos diretores deu uma grande contribuição para o engrandecimento das unidades hospitalares que fazem parte da Uncisal, talvez ele não conheça bem o passado de cada um deles. Marcelo Constant, ex–diretor do Hélvio Auto, foi estagiário do hospital enquanto estudante, aluno do médico Hélvio Auto e acompanhou todo o desenvolvimento daquela unidade hospitalar. Resta saber se os “novos diretores” terão a mesma dedicação e comprometimento com a promoção da saúde pública e de qualidade?

No comments: