Friday, May 04, 2007


Foto Uncisal - André Falcão

Reitor insiste em manter diretores tampão e servidores protestam

Os servidores dos Hospitais Escola Hélvio Auto e José Carneiro, residentes de medicina, estudantes da Uncisal, um representante do Sindicato dos Enfermeiros e membro do Conselho Estadual de Saúde reuniram-se hoje (4), após um protesto em frente à Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), com o reitor André Falcão. Em princípio, o magnífico solicitou a presença de quatro representantes para um diálogo e não obteve resposta positiva. Os servidores só aceitaram um conversa com todo o grupo, que acabou acontecendo, depois de muito esforço, no auditório da Universidade.

Eles questionaram o porquê da não realização de eleições para novos diretores. Além disso, sugeriram a manutenção dos antigos diretores; até que as eleições diretas aconteçam; outro fato contestado por eles foi a construção do centro cirúrgico para o José Carneiro nas dependências do Hélvio Auto e a destruição das salas que foram reformadas ano passado e têm funcionalidade.

Outros pontos questionados pelos manifestantes foram a destinação dos pacientes de doenças infecto–contagiosas, a colocação do diretor tampão para gerir os dois hospitais escola, enquanto as demais unidades cada uma tem apenas um e a possível efetivação de uma fusão entre o José Carneiro e o Hélvio Auto.

Segundo o reitor, só haverá eleição na Maternidade Escola Santa Mônica e no Portugal Ramalho até o fim deste mês. Entretanto, no Hélvio Auto e José Carneiro a previsão é apenas para dezembro, após a reforma deste último. Ele afirmou que a construção do centro cirúrgico é necessária para atender os pacientes e para campo de estágio dos estudantes.

De acordo com Falcão, o Hélvio Auto será beneficiado com a reestruturação da Central de Material Esterilizado e o Setor de Radiologia. Estes setores estão com equipamentos quebrados. Ele disse, ainda, que não haverá perda de leitos para os pacientes de doenças infecciosas. Só não explicou como não haverá essa perda.

André Falcão disse que não abre mão do Médico Marcos Seabra como diretor das duas unidades, ou seja, continua a contrariar o regimento geral da Universidade que afirma o seguinte: “O Diretor Geral e o Diretor Técnico dos Hospitais Escola serão escolhidos através de eleições diretas, com a participação paritária dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo que exerçam suas atividades nas unidades hospitalares”, além de contradizer a gestão democrática.

Já o médico André Seabra, filho de Marcos Seabra, afirmou que há um Grupo de Trabalho em Gestão Hospitalar (GTGH), escolhido pelo reitor, que realizou o diagnóstico dos hospitais e projeto para as reformas com foco na melhoria do serviço. O GTGH só “esqueceu” manter contato com os responsáveis pelas unidades para realizar o referido projeto.

Os servidores, estudantes, Sindicato dos Enfermeiros decidiram fazer um novo protesto na próxima segunda-feira (7), às 10h, saindo do Hélvio Auto com destino a Uncisal. Eles irão trajar preto e estarão munidos de faixas e cartazes para expressar a opinião deles e apresentar propostas, que esperam ser ouvidas pelo reitor.

O foco da mobilização é para que o regimento da Uncisal seja comprido, com eleição diretas com voto paritário em todas as unidades; e que os pacientes não sejam prejudicados com a falta de leitos decorrente da pretendida fusão. Eles mantiveram um contato com o Ministério Público e esperam mobilizar a Promotoria de Justiça Coletiva Especializada em Defesa da Saúde para solucionar esse caso, que exige muita atenção por lidar com vidas humanas.

No comments: