Thursday, April 26, 2007



Comunicação, Tecnologia e Política é tema de minicurso em Alagoas

A relação entre novas tecnologias da comunicação e a política contemporânea é o tema do Minicurso “Da trilogia comunicação, tecnologia e política: aspectos, dilemas e horizontes do debate contemporâneo”, promovido pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Multimídia (Comulti), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Pró-reitoria de Extensão (Proex) e Instituto de Tecnologia de Alagoas (Itec).

A atividade será realizada nesta sexta-feira, 27 de abril, no auditório da Biblioteca Central da UFAL, a partir das 14h. O minicurso será ministrado em quatro módulos de duas horas, totalizando uma carga horária total de oito horas.

Comunicação, política e tecnologia

Durante o curso, serão abordados assuntos como comunicação política, a mídia e a formação do estado democrático moderno, filosofia da técnica, tecnologias da informação e comunicação, democracia digital, potencialidades políticas da Internet, governo eletrônico, processo de digitalização das mídias, TV digital e o atual debate sobre as políticas públicas para a área de comunicação eletrônica no país.

Ministrante

O jornalista, mestre em Comunicação e doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, Sivaldo Pereira foi convidado para dividir com estudantes, profissionais e pesquisadores de comunicação, ciências sociais e ciências da computação, o conhecimento adquirido com as pesquisas que ele desenvolve, com apoio do CNPq, sobre comunicação, novas tecnologias e participação democrática.

Além de pesquisador, Sivaldo é professor de Comunicação Política em caráter de tirocínio na Faculdade de Comunicação (Facom/Ufba), membro do Intervozes, uma entidade civil sem fins lucrativos que atua em todo país no debate sobre democratização dos meios de comunicação e políticas públicas mais democráticas para o setor e já publicou um livro, artigos, capítulos de livros e trabalhos apresentados nos principais congressos da área.

Iniciativa

O Grupo de Pesquisa Comunicação Multimídia (Comulti) atua nas linhas de pesquisa: comunicação multimidiática, educomunicação e linguagem. Além de realização de estudos, pesquisa e extensão nessas áreas, o grupo está focado também nas tecnologias digitais, tais como a tv digital, o rádio digital, a internet - e na possiblidade do uso dessa convergência midiáica na educação a distância e no aprimoramento das Tecnologias da Comunicação e Informação - TICs, a serviço da educação, quer na produção e edição de áudio, de vídeo, web tv, web rádio, edição de cds, videoconferência, teleconferência e na produção de conteúdos de caráter jornalístico-educativos. O Comulti inicia investigação nas áreas de Comunicação, Letramento e Educação, notadamente visando intervir na Pedagogia Contemporânea da Comunicação.

O que: Mini-curso “Da trilogia comunicação, tecnologia e política: aspectos, dilemas e horizontes do debate contemporâneo”
Quando: 27 de abril de 2007
Onde: Auditório da Biblioteca Central da UFAL
Quanto: Inscrição Gratuita
Vagas: 40 (com direito a certificado para os 40 primeiros inscritos, os demais ficam como ouvintes)
Ministrante: Sivaldo Pereira da Silva

No comments: