Monday, April 23, 2007


Há 110 anos nascia Pixinguinha

Hoje é o dia em que se comemoram os 110 anos de nascimento Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha, nascido em 23 Abril de 1897. Flautista aclamado pela virtuosidade e inventividade que sempre foram colocadas em suas composições e arranjos. Compositor de valsas inesquecíveis e grandes choros.

Alias, o choro tem em Pixinguinha o apogeu da forma e da originalidade, não só pela qualidade de suas composições, mas também pelo conjunto de sua obra. Todos os elementos criativos do gênero, a improvisação, o ritmo coreográfico, o domínio da linguagem contrapontista estão presentes de forma clara e ampla, dando ao interprete a possibilidade de uma leitura irrestrita.

Viveu em tempos de profundas mudanças da vida do país, tocou nas antigas salas de cinematógrafos e, posteriormente, nas rádios; escreveu trilhas para filmes, inclusive colaborou com o autor de “Macunaíma”, Mário de Andrade, numa época em que a necessidade do reconhecimento e da valorização do “nacional” era proclamada aos quatro ventos.

Pixinguinha testemunhou as grandes transformações político-sociais e culturais ocorridas no Brasil. Admirado por Villa-Lobos, Rui Barbosa, Vinicius de Moraes, Tom Jobim e por todos os brasileiros que consomem o melhor da musica genuinamente nacional. Pixinguinha sempre foi um homem simples, para quem a arte era um dom sem mistério, um poema que deveria ser sempre declarado.

No comments: